As tendências em revestimentos para 2024: a natureza como protagonista

Publicado em 11/03/2024

Compartilhe:

Cores e elementos que nos conectam à natureza promovem aconchego.

A decoração de ambientes é um aspecto fundamental na criação de espaços acolhedores e estilosos. A cada ano, novas tendências em revestimentos surgem para inspirar e transformar nossos lares. Aqui, com a Italínea, você terá a oportunidade de conhecer as principais tendências em revestimentos para o ano de 2024, com destaque especial para a natureza como protagonista. 

Com móveis planejados e materiais que remetem à beleza natural, é possível trazer aconchego e sofisticação aos mais diversos ambientes da casa. Fique por dentro das tendências 2024 e deixe sua imaginação fluir na hora de decorar seu lar.

1. Móveis planejados com elementos naturais

Bancos rústicos remetem à natureza.

Os móveis planejados fazem cada vez mais sucesso na decoração contemporânea. Nesse sentido, o uso de madeira de reflorestamento e de novas fibras sintéticas e naturais com tratamento são uma tendência que só cresce.

Entre os exemplos de fibras naturais mais utilizadas com essa finalidade estão o vime, o rattan, o capim dourado, o bambu, a corda, o sisal, a piaçava e a palha. Os materiais podem ser trançados de diferentes formas para criar lindas peças.

Sofás, poltronas, mesas, cadeiras, camas e estantes podem ter estrutura ou estofado em fibras naturais. E como as fibras naturais são tendência em todo o mundo, é possível encontrar novidades no jeito de criar. Além do poder de tornar o clima mais acolhedor, as fibras naturais são resistentes e ecologicamente corretas. 

2. Revestimentos inspirados na flora e fauna

As influências da natureza também têm forte presença nos revestimentos. Os papéis de parede tropicais são a tendência mais quente em design de interiores. Com estampas ousadas e elegantes, são uma ótima maneira de transformar qualquer ambiente de forma sofisticada e cheia de personalidade. Destaque para o design botânico, capaz de adicionar um recurso da natureza e criar um ambiente agradável.

Além dos papéis de parede, os pisos que imitam pedras naturais também estão entres os mais importantes itens dessa tendência. São uma solução prática, durável, segura e bem mais acessível do que as próprias pedras. Seu manuseio, também, é muito mais fácil.

3. Cores terrosas e tons suaves

A paleta de cores que está entre as tendências para decoração para 2024 reflete um retorno à natureza, com tons terrosos e neutros ganhando destaque. Essas cores suaves e orgânicas, como tons de areia, argila, verde-musgo, marrom e azul-marinho, proporcionam uma sensação de calma e harmonia aos ambientes.

As tonalidades mencionadas podem ser utilizadas nos revestimentos por meio de pinturas nas paredes ou na escolha dos tecidos. Móveis com acabamentos naturais e texturas táteis, como rattan e couro envelhecido, também se encaixam perfeitamente nessa estética.

O que não faltam são possibilidades quando se trata de decorar com tons terrosos.

Comece pensando na proposta do ambiente: no estilo e na disposição. Então, analise como agregar as cores da natureza a diferentes elementos. 

Os tons terrosos costumam combinar com objetos em metal, madeira, com plantas de várias espécies e até mesmo com paredes em tijolo à vista, fortalecendo o aspecto mais rústico do ambiente.

Explore essas novas possibilidades

Como você viu, as principais tendências em decoração para o ano de 2024 estão alinhadas com a busca pela conexão com a natureza. Esse é um dos principais aspectos da atmosfera criada pelos tons terrosos na decoração, além da utilização de materiais como fibras naturais, pisos cerâmicos que imitam pedras de verdade, bem como outros revestimentos, como papéis de parede e estampas com temas inspirados na nossa fauna e flora.

Todos esses elementos nos ajudam a desacelerar do ritmo das cidades. Dessa forma, conseguimos aproveitar melhor o aconchego do lar e criar ambientes com clima de casa de campo.

Mas saiba que o estilo rústico não é o único onde essa tendência aparece. Diferentes estilos de decoração encontram nas cores da natureza uma maneira de levar acolhimento para os projetos.

Para explorar essas novas possibilidades na decoração de sua casa, conte com os especialistas da Italínea. Com certeza, você encontrará ótimas soluções para deixar seus ambientes alinhados com as principais tendências e, o que é mais importante, aconchegantes e receptivos para quem mora ou visita a sua casa.

Artigos relacionados

18 dicas para deixar sua sala mais elegante
Descubra as plantas ideais para apartamentos
Como escolher móveis ecologicamente corretos

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italineareference
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.